quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Ilhabela, Medicamentos e Atenção Farmacêutica

Estou inaugurando a coluna GOTAS/PÍLULAS DIÁRIAS, título que tem tudo a ver com minha formação profissional, na qual pretendo divulgar, aos poucos, assuntos que acredito serem relevantes para que eu possa receber seu voto na próxima eleição para vereador - TÉO Nº 70706 - PT do B - integrante da coligação que apoia a reeleição de Colucci Prefeito com Nilce para Vice - Pra frente Ilhabela.

Hoje é a de número (1):

- Vivo em Ilhabela há 36 anos. Neste tempo, tive diversas participações em atividades importantes para a Ilhabela. Na minha formação profissional - Farmácia e Bioquímica USP - é um dos temas.
- No início da atual gestão Colucci, propus e fui convidado pelo prefeito a reformular a Padronização e o Armazenamento dos Medicamentos usados pela rede oficial da ilha. A situação herdada naquele momento era lastimável. Estoques insuficientes, relação de produtos desatualisada, almoxarifado estocando mal os produtos, com sérios riscos de comprometer a qualidade dos produtos. Foi este o embrião que levou a atual à melhoria que se observa agora, avançando em todos os sentidos na atual gestão, com a Farmácia Municipal. Esclareço: o Governo Federal tem o Programa Farmácia Popular, e a atual gestão colocou muitos mais medicamentos do pede o programa, gratuitamente distribuídos. Irei batalhar para uma ampliação, diga-se de passagem, sem prejuízo aos estabelecimentos que fazem parte da rede varejista da ilha, segmento que deve ser respeitado. Isto é possível.
 - Existem hoje no Brasil 18.598 farmácias e drogarias no Brasil (Fonte: CFF - Conselho Federal de Farmácia) e cerca de 50.000 fármacos e respectivas apresentações disponíveis, além dos medicamentos de uso restrito a hospitais. Assim mesmo, tenho ouvido críticas impiedosas, até mesmo de pessoas ligadas à saúde, em geral de oposição à atual gestão, no momento em que se depara com a falta eventual de uma medicação. Com certeza, estas mesmas pessoas ao entrarem numa farmácia de grande rede e não encontrarem o que precisam, não põem a boca no mundo como tem feito a atual oposição à Coligação Pra Frente Ilhabela. Sabem que  administrar um arsenal tão grande erros são previsíveis. Com empenho superaremos também isto. Téo      

Nenhum comentário: