terça-feira, 17 de maio de 2011

Refri

Há uma famosa e antiga marca de refri no mercado internacional e, claro, no brasileiro, sobre o qual desde a sua introdução no mercado pairaram, e pairam, inúmeros mistérios sobre a sua real fórmula. Não somente a curiosidade despertou-me o interesse pelo bombardeio de dúvidas sobre a composição dele, mas também, porque alimentos e bebidas industrializados são áreas da minha formação profissional. Todo debate, provavelmente, teria se esvaziado na origem, se o sabor do seu conteúdo não tivesse caído no gosto dos consumidores, especialmente dos jovens. De tudo quanto já se disse sobre ele, destaco coisas do tipo "nasceu para ser remédio, xarope para tosse"; "causa dependência, vicia"; "experimente colocar o líquido numa bandeja com carne e veja como dissolve o bife”. Faria o mesmo com o estômago do consumidor?". Bem, esqueçamos o mistério até hoje não esclarecido, e vamos abordar o mesmíssimo refri sob a luz do título e objetivos do nosso blog, otimista inveterado que sou.  Como? Depois de tudo quanto se afirma desta bebida? 
Está sendo veiculado na mídia o comercial "Existem razões para acreditar, os bons são maioria", expressão que afirmam ser baseada em um estudo sobre o mundo atual. Com frases do tipo  "para cada um dizendo que tudo vai piorar, 100 casais planejam ter filhos", "para cada corrupto há 8 mil doadores de sangue", "para cada tanque fabricado no mundo, são feitos 131 mil bichos de pelúcia", "amor tem mais resultado que o medo". Dá pra concluir que os gênios do marketing produziram o comercial com o componente da formulação que julgaram mais indicado para vender o refri: o OTIMISMO! Conclui-se que otimismo vende, pois as afirmativas são provenientes de pesquisa. Por outro lado, observamos aqueles que enxergam como pessimistas afirmarem que "cada refri desta marca que se compra ajuda os americanos a invadirem países" ou que "os alienados são maioria...." 
Do mesmo modo que o mistério da formulação permanece, não chegaremos a uma conclusão sobre quem saírá vencedor na disputa otimistas x pessimistas nesta causa. Porém, uma coisa é certa: o refri sempre vendeu milhões de unidades usando mensagens criativas calcadas em comerciais pouco inovadores, tradicionais. Se a mensagem atual usou o otimismo como ingrediente, e o produto continua querendo não somente vender, mas aumentar suas vendas é porque sabe que OTIMISMO VENDE, apesar dos mistérios do xarope... E se otimismo vende, a pesquisa e as frases apontadas no comercial devem estar certas.
Téo – 17/05                       

Um comentário:

Anônimo disse...

Teo,
Nem nos meus picos mais altos de otimismo eu abri uma garrafa (ou lata) do refri indigesto. Mas que o marketing deles é bom ninguém pode negar.
Bj