domingo, 7 de outubro de 2012

Uma mensagem apolítica e apartidária de PAZ em Ilhabela



Bom dia! Chegamos a este dia 07/10/12 antecedido por muita tensão, muitas posições apaixonadas, agressivas, calorosas, em vista das eleições que transcorrem hoje. Muitas delas saudáveis, outras nem tanto, várias delas lamentáveis pela agressividade. Muitos argumentam que "eleições são assim mesmo". Posso até concordar que têm sido assim mesmo neste Brasil, e nesta Ilhabela parte que é da natureza generosa deste país. Porém, discordo que deva ser assim. Oposição a quem quer que seja é saudável, necessária. No entanto, culturalmente, o brasileiro, certamente com muitas exceções, adotou uma postura de disputa no pior sentido do termo. Eleição é momento decisivo, o direito de tê-las foi conquistado a duras penas, portanto, é momento de expressão de idéias, projetos, valores, que contribuirão com a vida futura de cada um de nós. Não é momento de guerrear. Cria-se no ar uma aura negativa, de energias corrosivas. E Ilhabela não ficou imune. 
Todos sabem que gosto de usar metáforas com temas ligados ao futebol.


Desde que a violência tomou conta, os estádios foram se esvaziando cada vez mais. Pelo menos a frequência de pessoas que gostam de ir pelo amor ao esporte, famílias, mulheres, crianças, idosos, diminuiu. Do interior dos estádios para as ruas, a escalada da violência foi apenas um passo. Como forma de recuperar a platéia, a FIFA prega o Fair Play, expressão que pode ser traduzida como jogo limpo, adversários se respeitando,
Ilhabela, além de ser esta dádiva divina da natureza, de turismo tradicional, será cidade turística oficial da próxima Copa do Mundo. Tal como os estádios se esvaziaram com a violência, temos o risco de que a fama da violência eleitoral ou outras, possam fazer com que os frequentadores de nossa ilha possam também se amedrontar, se afastar. Vivemos do turismo. Cabe a nós, cidadãos ilhabelenses, zelar para que isto não ocorra, o que pode ser conseguido com o respeito a todos e com o desenvolvimento saudável e sustentável.

Nenhum comentário: